INSTRUÇÕES

Nos links abaixo, seguem instruções de como manusear o equipamento, escolha, leia com atenção e fique atento, segurança em primeiro lugar.

INSTRUCÕES E DICAS PARA O USO E MANUSEIO DE MATERIAL DE FOGO

ADVERTENCIA.

O fogo queima. Essa história de que "este fogo não queima" é mentira.  Todo fogo queima e é perigoso. Pratique com seu equipamento sem acender até manejá-lo bem, depois perceberá que a sensação é diferente, não é a mesma coisa.
Não tenha medo e sim respeito.

AVISO

As informações desta página são o resultado de muita experiência e sugestões de amigos performistas. Estamos sempre pesquisando e experimentando para poder indicar as técnicas da melhor maneira, mas o melhor critério será sempre a própria verificação, experimentação e teste destas técnicas.

Revisão do equipamento:

Revisão do equipamento:

Companhia

É difícil se soltar quando uma corrente ou corda de fogo enrola nos seus braços, mais difícil ainda é ver que suas costas estão pegando fogo. Sempre avise o pessoal da segurança (se houver) e deixe-os a postos para qualquer eventualidade.

O público ADORA ficar perto e você precisará de alguém para cuidar do seu combustível. Você não deve ter esta preocupação ao apresentar a sua performance ou show. Tanto como você, seu acompanhante deverá estar sóbrio. Você pode festejar a vontade depois de mexer com fogo. Esta é uma norma vital de segurança para você e para seu público.

Pessoas ao seu redor:

Tabela de Combustíveis

1- Transporte de combustível

Mantenha o combustível em sua embalagem original até que esteja pronto para ser usado. Não deixe combustível dentro de carros, com o calor pode haver evaporação e perigo de explosão. Evite usar plástico perto de qualquer chama e NUNCA USE VIDRO.

2- Abastecer o equipamento

O ideal é mergulhar os pavios no combustível por 1 hora antes de acender por primeira vez (pavios novos) , isto os deixa preparados para reter o líquido. Depois desta primeira vez de 1 hora, somente 2 minutos são suficientes para absorver o combustível necessário.

3- Remova o excesso

Depois de molhar, é normal ter excesso de combustível nos pavios. Alguns performistas aprenderam a usar este excesso para alguns efeitos especiais, mas antes de você desenvolver estas técnicas, sempre remova completamente qualquer excesso. como??? chacoalhando com força ou girando a corrente com muita velocidade e força. cuide para que o lugar aonde você fará isto seja apropriado.

Acendendo os pavios - (catch a fire)

Sempre esteja confortável com seu equipamento antes de acender, jogue um pouco com ele apagado antes. Assegure-se de estar longe da área de recarga e de que os vasilhames ficaram firmemente fechados. Revise que não exista combustível em suas roupas / figurino ou em partes do equipamento que não os pavios. É aconselhável que sempre o fogo seja aceso por um ajudante ou outro artista, mas previna-se e sempre tenha um isqueiro a postos, não passe vergonha. Comece a acender por baixo do pavio, se houver algum vento será necessário abafar um a chama por alguns segundos até ganhar calor. Lamparinas são úteis e baratas.

E por último:

Pode deixar o emborrachado que tem por cima do cabo de aço, ele queimará até uns 5 dedos acima do Pavio, é claro, mas tudo bem, pode deixar o resto, serve como um pequeno amortecimento e proteção para a mão.... O plástico (durex) que tem sobre o pavio pode tirar , antes de colocar fogo, ou derreterá e poderá pingar em alguém, e dói....

Quando for acender pela primeira vez, tire o plástico, mergulhe em um copo com kerosene ou parafina liquida e deixe por até uma hora, depois tire e, LONGE DAÍ, acenda e deixa no chão quieto até apagar, sem jogar, mas preste atenção para não criar brasa no kevlar, quando isto acontecer, assopre o resto do fogo e apague a brasa com um pano úmido ... é legal fazer isso uma ou duas vezes... assim o kevlar dá uma assentada na primeira camada. Quando for jogar, lembre sempre de sacudir bem antes de girar aceso, pois voam pequenas gotinhas de kerosene, e podem estar acesas... (e no mínimo fede na roupa do publico que estiver assistindo)... Não use gasolina ou álcool, é perigoso. são materiais explosivos e com pequenas faíscas ou a alguns metros de uma chama podem acender, explodir e fazer bastante dano. Não deixe crianças tentarem... mesmo seus amigos vão querer tentar... sempre ensine a jogar antes com equipamento que não seja de fogo .. só depois de muito treino permita acender... você tem o poder do fogo!..