Equipamentos

SWING

Vários nomes são dados a esta especialidade, correntes, suingue, dança com fogo, cariocas (Espanha), pássaros, cometas ou velas etc. etc. Basicamente são dois pedaços de corda ou corrente com peso em uma das pontas, que balançam e giram ao redor do próprio corpo em movimentos controlados.

O swing é a especialidade dos malabares aonde giram-se dois pesos com as mãos, esses pesos estão difundidos hoje em dia na forma de cometas e "poi" também conhecidos como velas, pássaros, dança com fogo, meteors, correntes, "cariocas" (Espanha), etc., etc... mas, se este jogo ou dança começou como rituais indígenas ou como brinquedo de elite chinesa de 1000 anos atrás, o que importa é que acabou virando Disciplina Olímpica nas suas formas mais técnicas e é um dos malabares mais fáceis de aprender e bonitos de ver e apresentar.

A história

"Poi" é a palavra Maori para -BOLA-. O poi foi usado, muitos anos atrás pelos indígenas Maori da Nova Zelândia para melhorar a flexibilidade e força nas mãos assim como para melhorar a coordenação motora.

As mulheres (wahine) dançam a Maori Poi até hoje na N. Zelândia com bolas unidas a cordas nas mãos, girando ritmicamente. Mas a dança Poi era originalmente usada pelas mulheres maoríes para manter suas mãos flexíveis para tecer e pelos homens para manter força e coordenação requeridas durante a batalha ou caça.

Mas os maori chegaram em Aotearoa (A terra da grande nuvem branca - nome maori da Nova Zelândia) na "Grande Migração", sete grandes canoas oceânicas que vieram da legendaria terra de Hawaiki aproximadamente no ano 1350. (Nunca ficou definido aonde Hawaiki existe/existia). Mas existem muitas e interessantes similitudes culturais em todo o cinturão do Pacífico. Os habitantes do Alaska e da Ilha da Páscoa (Chile) são exemplos e Thor Heyerdahl provou que poderia ser feita esta viagem na sua travessia desde a América do Sul com o Kon-Tiki mas há quem acredite que os maorí vieram da direção da Ásia. crê-se que seguiram a linha costeira de muitas áreas e atravessaram ilha a ilha sobre o Oceano Pacífico durante muitos anos.