Equipamentos

DIABOLO

É bastante difícil saber com precisão quando o diabolo foi inventado . Não obstante, os historiadores concordam com que na China, donde se descubriu, o jogo do diabolo pratica-se há mais de 2.000 anos. Durante a dinastia Han (206 AC), o diabolo era denominado "Kouen-gen" o que significa "fazer assobiar o bambu oco". De fato, na China, os diabolos ainda hoje se fazem de bambu, com buracos aos lados para fazê-los assobiar enquanto rodam.

Os missioneiros franceses e ingleses e enviados políticos e diplomáticos, foram os que levaram a Europa estes estranhos objetos, denominados por um desconhecido erudito "DIABALLO" (logo diabolo), da raiz grega "dia" que significa "a través de", e "ballo" que significa "lançar".

Na França, tão pronto como se introduz, o diabolo foi muito bem acolhido e considerado um jogo tão competitivo como o "jeu de paume" (peteca) provavelmente uma forma de tênis antiquada. ja que em 1810, se formaram diversos clubes em París e as competições tinham lugar aonde são hoje em dia os Champs Elysées. o jogo do diabolo chegou a estar muito na moda, inclusive na Corte de Napoleão I, parece ser que se jogava com diabolos feitos de madeira maciça.

Em 1906, um inventor francês, Gustave Phillipart, apresentou um diábolo feito com duas taças de metal e as bordas protegidas com borracha de pneus velhos. "o diabolo moderno tinha sido inventado". Logo houve uma verdadeira loucura na França e logo na Inglaterra. Numerosos escritos, narrações e cartões postais mostram que jogava-se com o diabolo por todas partes e por quase todas as classes sociais. Com a primeira Guerra Mundial chegou o segundo eclipse do jogo

Mais tarde, o diabolo só aparecerá nos cenários dos teatros. Já em 1980, graças ao uso da tecnologia moderna, aos materiais, e à pesquisa e precisão dos fabricantes, começou uma nova era para o jogo do diabolo, o que permitiu que cada vez mais e mais malabaristas e aficionados fizeram coisas extraordinarias com 1, 2 ou 3 destes estranhos e belos objetos voadores.

Diabolo, 4000 anos de historia, um passado fabuloso e ainda um grande potencial para mais descobrimentos.

A princípios do século XX, o artista alemão McSouvereign obteve o título oficial de "rei do diabolo" até 1947. A partir daí, muitos artistas se aproveitaram das vantagens da tecnologia moderna e do progresso ao que se chegou na fabricação de diabolos mais duradouros, o qual transformou este jogo numa arte espetacular.

Nenhum produto cadastrado nesta seção